30 de dezembro de 2009

Shopping, shopping, shopping

Nesses dias muito frios, não nos resta alternativa senão nos enfiarmos nas lojas. Ontem fiquei mais de três horas com a Lu na Filene’s Basement. Nada mais justo, já que ela me acompanhou bravamente na busca por uma guitarra. O fato é que comprar é quase um esporte para mim., Gosto mesmo. Mas gosto de comprar com um objetivo. Ficar passeando nas lojas me deixa meio entediado. Mas, eventualmente, acabo achando algo interessante para ver ou fazer.

Ontem enquanto a Lu ia na Old Navy, na 34th Street, perto da Macy’s – que é uma armadilha para turistas – eu fiquei na B&H e comprei uma Canon D10, uma câmera a prova d’água até 10 metros. Presente de Natal dos meus velhos. Finalmente vou poder registrar as velejadas com boas fotos sem me preocupar em estragar o equipamento. Depois de fazer as minhas compras, fui esperar a Lu no Starbucks da Macy’s. E na saída, fiz essa foto, que achei que ficou legal.

IMG_7536

“Believe” é a palavra-tema da Macy’s durante os feriados.

Picolés

Hoje foi o dia mais frio da nossa viagem até agora. Enfrentamos temperaturas de 7 graus negativos, com vento. A sensação térmica quando voltamos para casa era de 19 graus negativos. Sabem o que é isso? Frio, meus caros, muito frio.

Fomos, pai, Nano e eu, na B&H, uma loja de foto e vídeo na 9th Avenue, perto do Hudson. Caraca, o vento que vinha do rio congelava até os ossos. A intenção era comprar uma Canon para o Nano, mas a loja já estava fechada quando chegamos. Ficou para outro dia.

IMG_7545

Termômetro no prédio da CNN mostra sete graus negativos.

Para andar pela cidade, tivemos que nos encasacarmos todos. Da Luciana só se enxergava um pouco de pele. Meu pai enrolou o cachecol no rosto, estilo bandoleiro. O Nano, mais acostumado com o frio, não cometeu exageros. Já a Berna ficou parecendo um saco de dormir que anda. Toda encasacada e com duas toucas.

IMG_7540

Cadê minha mãe? Parece que foi engolida por um saco de dormir.

29 de dezembro de 2009

Positivamente, 4th Street

Bem que eu queria, mas não dá. Não tem como eu passar em dez, vinte, 200 posts, o que é New York City. Não há palavras para descrever a sensação de viver um mês no mesmo bairro onde viveram Norman Mailer e Bob Dylan. Não tem como.

Não dá pra colocar em palavras a cidade natal do Homem Aranha, de Frank Sinatra, de Martin Scorsese e Spike Lee. Não tem como falar o que senti ao entrar no Madison Square Garden, mesmo que por enquanto só para ver o preço dos ingressos e as datas dos jogos.

A cada esquina, a cada monumento, parque ou edifício, me passa pela cabeça os filmes de Woody Allen, as cenas de CSI:NY e Law & Order. É minha primeira vez nessa cidade e ainda assim tudo me é tão familiar.

Estou me sentindo em casa aqui. E cada vez penso mais a sério numa brincadeira que sempre faço quando alguém fala em mudar de Florianópolis: “Daqui só saio para ir morar em New York”. Definitivamente, Gotham me ganhou.

28 de dezembro de 2009

New York fora do esquadro

Hoje fomos ao Harlem e a Morningside Heights, na parte norte de Manhattan. A princípio, fomos para um programa típico de turistas: assistir um culto batista com música gospel, numa igreja tradicional do Harlem. Não rolou porque a fila estava enorme e não havia chance de conseguirmos entrar.

Em vez disso, que ficou para outro dia, saímos passeando pelo bairro. Muito legal, cheio de casas de tijolo marrom, os brownstones, que têm a cara de NYC. Um bairro predominantemente negro e com uma vibe muito legal. Lá, as avenidas têm nome, em vez de números, como é comum em Midtown e Downtown.

Almoçamos num restaurantezinho pequeno, que estava servindo brunch e nos entupimos de omelete e panquecas. Uma coisa bem fora do circuito turístico. Essas passeadas meio sem rumo pela cidade são as minhas preferidas. Ontem, mesmo abaixo de chuva, fiz uma dessas, indo em direção ao Noho atrás de uma loja que vendesse um PS3 por preços atraentes. Não achei.

Depois do almoço, fomos conhecer a Riverside Church e a Cathedral of Saint John The Divine, ambas em Morningside Heights. A Riverside Church fica próxima do Hudson e da tumba-monumento do general Grant, ex-presidente dos EUA. Fomos conhecê-la porque tem o maior carrilhão do mundo. Ele toca às 11 da manhã e às 3 da tarde. Realmente, o som é muito bonito.

Depois disso, mais um rolê: dessa vez, pelo campus da Columbia University. Bonito, também. Foi lá que fiz essa foto da Lu, em frente ao prédio do curso de jornalismo. Devia ter feito uma do prédio da Law School, para vocês verem que não é só por aí que o jornalismo é meio renegado.

IMG_7515

Lu na frente do prédio de jornalismo da Columbia University.

IMG_7477

Esquina da Lenox Av com a 137th Street, no Malcoml X Boulevard.

27 de dezembro de 2009

Agora sim eu vou tocar bem

Meus caros, de hoje em diante, nem preciso tocar bem. Passo a executar minhas canções em uma guitarra Gibson SG Special, ligada a um amplificador Fender Frontman, de 100 watts e dois alto-falantes de 12”. Junte isso a minha pedaleira Behringer X V-Amp e já dá para eu virar um pop star.

Faz muito que quero ter uma boa guitarra e agora tive a oportunidade. Como estava empolgado com o boxing day, numa coisa que os gringos chamam de “shopping spree”, já meti a cara a comprei também o cubo. Que é grande e vai dar trabalho para levar. Mas aí eu conto com a boa vontade dos meus velhos: eles vieram com menos bagagem e vão voltar tranquilos de peso e de cota para compras. Portanto, o Frontman vai na frente, com eles. A minha SG, cor de madeira crua, meio avermelhada, fica comigo. Como uma filha.

IMG_7459

Eu, na Guitar Center da 14th st., experimentando uma Gibson SG.

26 de dezembro de 2009

Brasileiros viram faxineiros em NYC

Normal, né? Brasileiro vem para New York e vira faxineiro. Como o dia não tava legal, previsão de chuva, coisa e tal, e tinha muitas lojas e atrações fechadas, resolvemos colocar as coisas em dia aqui no apartamento.

Pai e eu fomos lavar roupa na lavanderia do prédio. Nano e Lu ficaram limpando o apê. Uma pena que não tenho foto disso, mas a Berna fez um vídeo deles. Deve compor o DVD final da viagem.

Comida multicultural

Hoje, dia de Natal, muita coisa estava fechada na cidade. Resolvemos dar uma passeada por um lado da cidade em que Natal é só um dia como outro qualquer. Descemos a 4th Avenue em direção à Houston Street para achar umas delis e padarias judias que a Luciana leu a respeito.

Lá no Soho encontramos o Katz’s, que dizem ter um bom sanduíche de pastrami. Mas o dia não estava para sanduíche e o Nano e a Lu acabaram comprando döner kebab e falafel. Numa lanchonete turca. Onde inclusive meu irmão fez o pedido em turco e ficou papeando com o cara que preparava os pedidos.

Já, mais tradicionais, meu pai e eu resolvemos comer uma comida mais “normal” que compramos numa deli porto-riquenha: arroz, feijão, galinha ensopada, porco assado e purê de batatas. Voltamos para casa carregados de delícias para almoçar com a Berna. Ela havia ficado porque exagerou na comilança no dia anterior. Também, para quem não come pimenta, encarar comida mexicana no almoço e vietnamita no jantar, é demais.

IMG_0207

Nós, no apartamento, comendo nosso almoço de Natal.

25 de dezembro de 2009

Topo do mundo

Com um título desses, não tem suspense: vou falar do nosso passeio ao Empire State Building. São 102 andares de ferro, tijolos e concreto que marcaram definitivamente a paisagem de Manhattan. Fomos até o mirante do 86º andar, o mais tradicional, e ficamos esperando o entardecer. Foram algumas horas de espera, mas valeu a pena. Seguem as fotos, que nesse caso específico, realmente valem mais que as palavras.

IMG_7392

Meu pai aponta na direção do Financial District, com a Lu olhando.

IMG_7412

O sol se pondo no horizonte, sobre New Jersey.

IMG_7432

Chrysler Building: mais bonito que o Empire State, na minha opinião.

Um templo para a mente

O Herald Tribune descreveu assim a New York Public Library, quando da sua inauguração. E foi com uma reverência digna de templo que fui visitá-la hoje. Entramos, os cinco, pela porta principal, ladeada pelos famosos leões, que o prefeito La Guardia batizou de Paciência e Coragem. Logo na entrada, o hall impressiona. É quase tudo em mármore e de proporções exageradas. A biblioteca é grande, bem grande.

Antes de procurarmos a sala de leitura principal, uma das atrações do prédio, visitamos uma exposição sobre “Cândido, ou o Otimismo”, de Voltaire. Muito legal, inclusive com um manuscrito original da obra.

A sala de leitura principal é um caso a parte: além de clássica, em madeira e piso em granito, é de muito bom gosto. Vale definitivamente o passeio. E, melhor de tudo, é de graça.

IMG_7373

Gostei dessa foto que fiz na sala principal de leitura da NYPL.

24 de dezembro de 2009

Xmas Spectacular

Desde que começamos o planejamento dessas férias, a Lu fala em ver duas coisas em NYC: o balé Quebra Nozes e o Radio City Music Hall Christmas Spectacular. O primeiro, beleza. Mesmo quem não gosta de dança, como eu, curte a música de Pyotr Tchaikovsky na boa. Já o segundo eu imaginei que seria uma tortura.

De manhã, depois de passar na loja de guitarras da 4th Street, rumamos para o guichê da TKTS em South Street Seaport. É o mesmo que tem na Times Square e que todo mundo conhece, só que sem as filas. Coisas de quem planejou bem… Compramos três ingressos: para Lu, Berna e eu. Nano e pai não quiseram ir.

Logo que chegamos no Radio City, uma surpresa: os lugares eram excelentes, na décima-segunda fila, no lado esquerdo. Bem perto do palco. Não tivemos que pegar fila para entrar por conta dos lugares, que eram bem bons mesmo. O foyer também é muito bonito e valeu a pena entrar.

Quando começou o espetáculo, já vi que não era minha praia, mas mesmo assim, bem menos chato do que achei que seria. Quando as Rockettes dançam, é legal no primeiro minuto da coreografia. Os outro seis seguintes ficam chatos. Pelo menos para mim. A Berna e a Lu adoraram, curtiram de montão. Dá pra ver que elas já estavam empolgadas antes do show começar, que foi quando tirei essa foto.

IMG_0135

“Olha só como estamos perto do palco”, diz a Luciana.

Primeiras compras

Não resistimos e hoje fomos às compras. Lu e eu saímos pela manhã para visitar uma loja de guitarras usadas perto do apê. Um seleção de dar gosto. Me agradei de duas, uma Gibson SG preta e uma Fender Stratocaster vermelha, mas ainda vou procurar mais. Quero ver se amanhã dá tempo de passar na Guitar Center, que também é pertinho, na 14th.

Depois de passear um pouco no East Village e de ir ao South Street Seaport, Lu e eu demos uma parada na Strand Bookstore, pertinho de casa, na esquina da Broadway com a 10th. Aí não deu pra agüentar e acabei levando uns livros para casa, um quadrinho do Alan Moore e outro do Frank Miller, além de “O retrato do artista quando jovem”, do Joyce. O excesso de bagagem começa a dar as caras na viagem.

23 de dezembro de 2009

Tutti buona gente do lado de casa

Depois de visitar o museu, decidimos sair para jantar. Meu velho não janta, só toma um café à noite, então ele a minha mãe ficaram no apartamento enquanto Nano, Lu e eu saímos para achar uma comidinha legal pelas redondezas.

Mas peraí: estamos em New York, então em uma única quadra, havia dois restaurante mexicanos, dois italianos, um indiano, um vietnamita, um japonês e um bistrô. Que tal? Fomos num italiano que nos pareceu simpático, comemos uma lasanha bolognese – Lu e eu – e um penne toscana – o Nano. Não foi muito caro, o serviço era bom e o ambiente gostoso.

Ah, um detalhe a mais: não fica nem a 300 metros do apartamento. Na University Place, entre a 12th e a 11th. Chama-se Ossobuco.

Ah, isso me lembra de falar sobre o apê. É num prédio muito legal, de ferro fundido, bem antigo. Era uma fábrica, depois uma loja e foi um dos primeiros na região – Greenwich Village – a ser tranformado em prédio residencial com lofts. Ou seja, um apartamento pequeno, mas com um mezanino e um baita pé-direito. Dá pra ver pelo tamanho das janelas na foto logo abaixo.

O que também dá pra ver legal na foto é a quantidade de neve acumulada nas ruas. Quando chegamos, tive que abrir um caminho na neve, a pisadas de meu botinão de trekking, para poder passar com as malas. Parece que sexta vai chover, aí a neve derrete rapidinho.

IMG_7344

Pai, mãe, Nano e Lu (esq. para dir.) saindo do nosso prédio.

Big bang, dinossauros e neandertais

Hoje o dia foi passado quase todo num único lugar: o American Museum of Natural History. É um baita museu e vamos ter que voltar para terminar de visitar. Nos dedicamos a ver as exposições especiais que estavam rolando por lá. Uma sobre mamíferos, outra sobre sapos e uma terceira sobre borboletas. A dos mamíferos e a dos sapos estavam muito legais.

Só que gastamos praticamente toda a tarde nisso e visitando também o Rose Center, que trata de espaço, da origem do universo e de geologia e geografia. E onde tem um planetário irado! Um programão para um cara que gosta de ciência como eu. O próprio museu – tanto a forma de montar as exibições como o prédio em si – é um grande barato.

Como temos bastante tempo aqui em NYC, vamos voltar para visitar toda a parte dos animais marinhos, dinossauros e tantas outras que passamos só rapidamente.

IMG_7353

Família no planetário: acima, uma representação do planeta Saturno.

21 de dezembro de 2009

Paisagem de filme de Natal

Passear pelo Central Park com os caminhos repletos de neve é lembrar de filmes de Natal. Entrar na Macy’s, ver a árvore do Rockfeller Center… Nossos passeios de hoje foram bem do tipo Natal de cinema.

A Luluca viu neve pela primeira vez. Meu irmão atirou uma bola de neve nela. “Dói”, foi a observação. Claro que a friorenta, única pessoa que usa um casaco de pena de ganso no inverno de Floripa, reclamou da temperatura de um grau negativo que pegamos. Ainda assim achou bonito e curtiu caminhar nas ruas da cidade. Só achou ruim mesmo é andar patinando na neve e no gelo. E nas poças de água formadas pela neve derretendo nas ruas. Mas a temperatura está subindo e talvez amanhã o degelo aconteça mais rápido. Vamos ver.

IMG_7289

Luciana tira as luvas por um momento, para sentir a neve.

Demorou, mas chegamos

Atribulada a nossa vinda para New York. Quem viu jornal entre ontem e hoje, tá sabendo que o Nordeste dos EUA enfrentou uma nevasca como há muito não se via. O aeroporto La Guardia, para onde estava programada a nossa chegada, fechou. Ficamos sabendo disso já no Galeão, no Rio. A Delta trocou a gente para Newark.

Quando chegamos a Atlanta, todos os vôos pra NY estavam cancelados. O primeiro vôo a decolar em para um dos três aeroportos da região foi o nosso. Imaginem só a fila de espera, o desespero das pessoas querendo embarcar.

Pois bem, tínhamos nossos cartões de embarque emitidos no Rio, mas não eram o padrão do aeroporto de Atlanta. Quando fomos para o embarque, a garota nos colocou de lado. E dê-lhe entrar gente no avião. Gente e mais gente. Até que a atendente da Delta disse que Luciana e eu podíamos embarcar. Mas meu pai e minha mãe, ainda não.

Ficamos preocupados. Argumentei com a garota que eles não falam inglês bem, que são idosos, etc. Mas ela só respondeu: “We’ll take care of them”. E mandou que a gente entrasse, sem conversa. Entramos, mas com um pé atrás. A Lu ficava insistindo que eu fosse falar com a atendente. Esperei um pouco, para ver se eles entravam. Nada.

Quando o vôo estava quase cheio, saí atrás dos dois. Ainda estavam lá, colocados de lado pela Delta. E, no avião, os lugares dos dois estavam vazios. Fui lá e falei para o pessoal da Delta. Pareciam baratas tontas. Mas conversa dali, conversa de lá, conseguimos embarcar os quatro. Ufa!

Agora há pouco, meu irmão chegou de Viena, também atrasado e enfrentando ainda as consequências do fechamento dos aeroportos por conta da nevasca. Agora estamos todos juntos na apartamento da Broadway com 11th e amanhã as férias começam para valer.

19 de dezembro de 2009

Um longo dia antes de um longo mês

Hoje começam minhas férias. Não que vá ficar totalmente longe do trabalho – tenho umas análises para fazer, um relatório para montar e um artigo científico para escrever – mas ainda assim, é um período em que poderei descansar e fazer umas das coisas mais legais em que se possa empregar dinheiro: viajar.

Vamos ficar um mês em Nova Iorque. De domingo, 20, até o dia 17 de janeiro. É um bom tempo. E por isso exige um bom tempo de planejamento também. Mas, ainda assim, muita coisa ficou para a última hora. Só hoje consegui comprar uns dólares. Só hoje consegui programar as contas que vão ficar para pagar no período em que estou longe. Só hoje consegui ligar para as administradoras de cartão avisando que não estranhem as movimentações no exterior. E só agora consegui arrumar as malas. Ufa!

Além disso, o dia no trabalho foi muito corrido, com reuniões, debates, repasses de tarefas. Mas está tudo acertado e tudo pronto, ou pelo menos quase. Amanhã pulo cedo para pegar um terno na lavanderia – ou senão os caras vão vender por achar que abandonei-o por lá – comprar umas coisinhas na farmácia, fazer as minhas teimosinhas da loteria e outros pequenos afazeres. E depois, aeroporto!

Aguardem, claro, posts e fotos no blog.

3 de dezembro de 2009

Nada de novos baianos nessa “garoa”

Vejam só as fotos da chuvinha que caiu agora há pouco na terra da garoa. Ontem deu um toró semelhante, mas o de hoje me pegou a caminho do aeroporto de Congonhas. O sempre diligente Toninho teve que dar mil voltas por dentro de Moema para evitar as ruas alagadas.

IMAG0352

2 de dezembro de 2009

18 + 10

Já não é qualquer mulher que me faz virar o pescoço. Sabe, aquela olhadinha? Todo homem faz isso, seu pai faz também, ou fez, pelo menos. Quando se é garoto, basta a mulher não ser um dragão que o cara vira o poescoço para olhar a bunda. É, a bunda. Não viramos o pescoço para apreciar a sedosidade do cabelo, a curva da nuca ou a simetria dos ombros. Olha-se a bunda. E quando se é guri, mesmo que a mulher seja feia, sempre há a esperança de que a bunda compense.

Mas vamos lá: quando Patrícia passou por mim, a caminho de seu lugar na poltrona 18 D, eu vi os rostos dos caras à minha frente virando. Patrícia era alta, de pele clara e cabelos escuros e cacheados. Realmente chamava atença. A boca tinha uma forma que lembrava um coraçãozinho, uma coisa meio de desenho japonês, meio mangá. O nariz era redondinho e delicado, separando simétrica e perfeitamente dois olhos castanhos muito expressivos. Já disse que ela era alta? Bem, era um mulherão.

Vinha pro seu lugar causando torcidas de pescoço. E eu olhei também. Não me contive e olhei. Mas não precisei virar o pescoço. Olhei direto no rosto, nos olhos. Como se, de tudo aquilo que era Patrícia, só me interessasse pelos olhos. E ela olhou de volta, do mesmo jeito. Quando passou pela fila 10, onde eu me sentava, virou o pescoço. E eu virei também, prolongando a encarada. Não lembro quem desviou os olhos primeiro. Eu diria que foi ela. Mas acho que vale perguntar para ela também.

Depois do tempo em São Paulo é bom, com temperatura em torno dos 24 graus, as saídas estão localizadas sobre as asas e nas partes traseira e dianteira da aeronave, ladies and gentleman turn off your cell phones e todos os etecéteras que acompanham o ritual de vôo, dei mais uma olhada para trás. Ela me procurou com os olhos e nos encontramos por segundos, até sermos interrompidos pela aeromoço, lembrando que Patrícia teria que afivelar o cinto.

Não deu um minuto com os sinais de apertar os cintos apagados e levantei. Disposto a conversar com ela, saber seu nome, que como vocês já sabem, eu descobri. Ao me aproximar da fila 18, ela sorriu e fez sinal apontando para trás, para o fundo do avião. Passei direto e ela levantou logo atrás. Me seguiu por todo o corredor, conseguia sentir seus passos, um metro atrás.

Não entendi nada quando ela me empurrou para dentro do banheiro e me beijou, sentando com as pernas abertas e de frente para mim, me obrigando a sentar na privada. Fiquei ainda mais atônito quando o beijo se prolongou para o pescoço e a mão embrenhou-se por dentro da camisa. Acho que o resto não vale a pena descrever. É gráfico demais e pode ter crianças lendo. Mas dá pra dizer o seguinte: seu nome era Patrícia e hoje deita ao meu lado todas as noites.