9 de janeiro de 2008

Tem que ouvir um dia

Hoje, pedalando na Beira Mar de São José e ouvindo Back in Black, do AC/DC, observei a faixa etária do povo que estava caminhando por ali e pensei: "Muitos desses caras nunca vai ouvir essas músicas". E comecei a imaginar e listar álbuns que as pessoas não poderiam deixar de ouvir.

"Pô, vou botar uns posts assim no blog", raciocinei. Pois bem, esse é o primeiro. Quer dizer, nesse eu vou listar 40 discos que ninguém que queira conhecer um pouco de música pop-rock de língua inglesa pode deixar de ouvir, pouco importa o gosto musical. É música boa. Claro que vou me ater a pop e rock, porque os eruditos eu deixo a cargo do meu irmão. Disso ele manja melhor que eu.

Na minha opinião, os primeiros 40 discos que valem a audição (e o download, nesses tempos tão MP3):

  • Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles
  • Thriller - Michael Jackson
  • Beggar's Banquet - Rolling Stones
  • Rumours - Fleetwood Mac
  • A Night At The Opera - Queen
  • Back in Black - AC/DC
  • Nevermind - Nirvana
  • Breakfast in America - Supertramp
  • Dark Side Of The Moon - Pink Floyd
  • Disraeli Gears - Cream
  • The Queen Is Dead - The Smiths
  • Highway 61 Revisited - Bob Dylan
  • Led Zeppelin IV - Led Zeppelin
  • Introspective - Pet Shop Boys
  • Kind Of Blue - Miles Davis
  • London Calling - The Clash
  • Brothers In Arms - Dire Straits
  • Pablo Honey - Radiohead
  • Pet Sounds - The Beach Boys
  • Songs In The Key Of Life - Stevie Wonder
  • Goodbye Yellow Brick Road - Elton John
  • Stop Making Sense - Talking Heads
  • Surfer Rosa - Pixies
  • The Rise And Fall Of Ziggy Stardust & The Spiders From Mars - David Bowie
  • Transformer - Lou Reed
  • (What's The Story) Morning Glory? - Oasis
  • Who's Next - The Who
  • Never Mind The Bollocks - Sex Pistols
  • Morrison Hotel - The Doors
  • Maxwell's Urban Hang Suite - Maxwell
  • Machine Head - Deep Purple
  • Love - The Cult
  • Interstate '76 - Bullmark
  • Hysteria - Def Leppard
  • Rocket To Russia - Ramones
  • Electric Ladyland - Jimi Handrix
  • Blood Sugar Sex Magik - Red Hot Chili Peppers
  • The Joshua Tree - U2
  • American Beauty - The Grateful Dead
  • Is This It - The Strokes

A lista não tem ordem alguma. São discos que têm, cada um, suas pérolas, nuances, importância para a história da música pop. Devagarzinho eu vou falando de cada um deles.

Se alguém notar uma ausência gritante, me avise nos comentários. Sempre gosto de conhecer boa música.

[Ouvindo: El parque de Cervantes - Loquillo y Trogloditas - Tiempos Asesinos]

8 comentários:

Anônimo disse...

Heaven and Hell - Black Sabbath, não esqueça!

Giancarlo Proença disse...

Aí vou ter que ouvir, Vicente. Heaven and Hell é bom, mas há quem defenda o Sabbath Bloody Sabbath. Vou ter que ouvir os dois com atenção. Mas, definitivamente, o Black Sabbath não pode ficar de fora.

Marcelo Santos disse...

Meu caro, realmente essa não é a minha praia. Mas dá pra perceber que o escriba entende do assunto. São clássicos, o que nos leva a concluir que estamos ficando velhos demais para ouvir funks, pagodes, música eletrônica e outras bruxarias que se ouve por aí. Como contribuição, acrescentaria dois discos que considero quase perfeitos: Synchronicity - The Police e Out of Time - REM. Abraço.

Giancarlo Proença disse...

Synchronicity é realmente um discão. Valeu a adição, Marcelinho. O do REM eu tenho que ouvir de novo (faz tempo, como você bem lembrou) pra recordar. Valeu!

Alexandre Rosa disse...

Gian,
Só discordo em um único disco, pra mim o melhor disco do readiohead foi e sempre será Ok computer... excelente trabalho da banda, que aliás, no meu ponto visto, foi quase alcançado com o in rainbow, seu ultimo album.
Ah... também incluiria o Jethro tull - Thick is a Brick.
E como não poderia me esquecer, temos o Rick Wakeman com The Journey to the centre of the Earth, simplismente épico.


Aquele abraço,
Alexandre.

Paulo Henrique disse...

Nenhum do the Cure?? Não sei qual, mas deveria ter pelo menos um ;)
Também não é a minha praia, mas ouvi a maior parte deles.
abs

Anônimo disse...

Faltou so um pagodinho nessa lista.

Bonassoli disse...

A lista inclui álbuns que eu certamente apostaria que estariam em uma lista tua. Agora, foi surpreendente para mim, e felizmente, encontrar o "Hysteria", do Def Leppard. Nem é das minhas preferidas, mas foi uma grata inclusão.

Sou completamente suspeito para falar na tua dúvida quanto o Black Sabbath. Mas "Sabbath Bloody Sabbath" é imprescindível. Particularmente, eu ainda escolheria o "Technical Ecstasy", uma pérola sempre subestimada da fase com o Ozzy. Da era Dio, por mais que "Heaven And Hell" seja um clássico de todo um estilo musical, no caso o heavy metal, eu jogaria "Dehumanizer". Peso como só os criadores do heavy metal sabem fazer.

Ah, mas você não incluiu nenhum daquele teu amigo... como é o nome? Barry Manilow? : )