28 de janeiro de 2008

Tem que ouvir: A Night At The Opera - Queen

Folder Tenho um amigo, Jeferson, que gosta muito de Queen. Mas, interessante, não foi ele quem me apresentou esse álbum, que considero o melhor da banda. Foi na casa do Carlito, do Bobagêra, que ouvi A Night At The Opera pela primeira vez. Em vinil, num aparelho Samsung ou Aiwa que ele tinha. Levei para casa pra gravar. Em cassete, claro. Ouvi muito essa fita num Corsa 1.4 bordô 94 que a Lu e eu tivemos. Num toca-fitas Bosch Rio de Janeiro com o empurrãozinho de um amplificador/equalizador Tojo GR-100. Coisa bem velha mesmo.

Mas o álbum não envelhece. Pelo menos duas músicas desse disco, todo mundo conhece: Love of My Life e Bohemian Rapsody. Eu gosto muito também de You're My Best Friend. Mas há outras excelentes, só que não tão conhecidas.

O disco é o quarto dos britânicos do Queen e foi lançado em 1975. Foi produzido com muito esmero. Freddie Mercury fez questão de fazer algo até bastante usual hoje em dia, mas que foi considerado uma tremenda veadagem na época: gravar a bateria em um estúdio separado dos demais instrumentos. O set do álbum é:

  1. Death on Two Legs (Dedicated to...) (Freddie Mercury)
  2. Lazing on a Sunday Afternoon (Freddie Mercury)
  3. I'm in Love with My Car (Roger Taylor)
  4. You're My Best Friend (John Deacon)
  5. '39 (Brian May) Sweet Lady (Brian May)
  6. Seaside Rendezvous (Freddie Mercury)
  7. The Prophet's Song (Brian May)
  8. Love of My Life (Freddie Mercury)
  9. Good Company (Brian May)
  10. Bohemian Rhapsody (Freddie Mercury)
  11. God Save the Queen (Ludwig van Beethoven)

Todos os integrantes da banda compuseram para esse disco. Claro que há predominância de Brian May, o guitarrista, e Mercury, vocal e pianista. O que eu acho mais interessante são os toques de música barroca e romântica erudita ao longo do álbum. Como todo bom álbum de banda de rock inglês dos anos 70, tem pelo menos uma faixa que "chama" a outra. Nesse caso, The Prophet's Song é grudada em Love of My Life. A segunda é continuação da primeira.

Se quiser baixar o álbum em MP3, clique no link abaixo. Mas é preciso ter um cliente de torrents para o download funcionar.

A Night At The Opera - Queen

[Ouvindo: Bohemian Rhapsody - Queen - A Night At The Opera]

Nenhum comentário: