Muitos dos que comentaram no post abaixo vão torcer o nariz para esse primeiro álbum que escolhi para comentar. Michael Jackson é conhecido por sua síndrome de Peter Pan as acusações de pedofilia e tantas outras manchetes que esse astro mirim já rendeu. Mas, na minha opinião, ele é um dos maiores músicos do século passado.
Tá, o cara ainda tá vivo e é capaz de ter lançado alguma coisa recentemente. Porém, o que vale ouvir é velho. Coisa do tempo de Ben, ABC e outros singles de primeira linha. Jackson fez outras coisas boas depois de Thriller, seu álbum de 1982 e o que obteve o maior sucesso. Mas nada igual. O disco vendeu mais de 104 milhões de cópias. É o álbum mais vendido da história. Só isso já bastaria para fazê-lo figurar na minha seleção "tem que ouvir".
Esse disco foi um dos primeiros que ganhei dos meus pais, quando tinha 11 ou 12 anos, em Araranguá. Meu velhos recém haviam comprado um três-em-um da Sony, modelo HMK 339BS Gold. Todo em madeira e aço escovado, era uma beleza. Estávamos tão orgulhoso desse aparelho que alguém, acho que um tio, tirou uma foto minha e de meu irmão na frente do aparelho. Na minha mão, o encarte de Thriller. Na de Giuliano, o segundo disco do Balão Mágico. Pena que não tenho a foto aqui. Deve estar em alguma caixa na casa dos meus velhos.
Eu sabia (minto, eu sei) de cor todas as canções de Thriller. Ouvi à exaustão o álbum. E ainda hoje o considero um dos grandes discos jamais gravados. Entre as músicas mais conhecidas, dá pra citar a faixa título, Beat It, Billie Jean e Human Nature. Quem tem mais de 30 e não lembra dos clipes do álbum no Fantástico, os primeiros vídeos com enredo em vez de montagens desconexas de imagens?
A produção e arranjos do genial Quincy Jones são a polida que Jackson precisava para fazer o estrondoso sucesso. Isso, concatenado com maciços investimentos em publicidade (Michael virou garoto propaganda da Pepsi e aparecia em tevês de todo o mundo), criou um tremendo buzz em torno do álbum. Alguns singles de Thriller foram distribuídos no Brasil como brindes da Pepsi.
Das músicas desse disco, a minha favorita é Beat It, que tem a participação de Eddie Van Halen no riff de guitarra. Excelente, por sinal. Em segundo lugar, coloco Billie Jean. Como baixista, sou fissurado na levada de baixo que essa canção tem. Em terceiro, Human Nature, que tem uma letra de chorar e não é de Jackson. Steve Porcaro, tecladista do Toto (vocês lembrariam de Rosana, o único grande hit do Toto), compôs a música e John Bettis, letrista bastante ativo nos anos 1980, fez a letra.
As faixas de Thriller:
- Wanna Be Startin' Somethin' (Jackson)
- Baby Be Mine (Temperton)
- The Girl Is Mine (Jackson)
- Thriller (Temperton/Jackson)
- Beat It (Jackson)
- Billie Jean (Jackson)
- Human Nature (Porcaro/Bettis)
- P.Y.T. (Pretty Young Thing) (Ingram/Jones)
- The Lady In My Life (Temperton)
Se quiser baixar o álbum, use o link para o torrent abaixo (mas é preciso ter um programa compatível para baixar torrents).
[Ouvindo: Beat It - Michael Jackson - Thriller]
3 comentários:
Beat it, ok. Girl is mine é muito boa tbém.
abs
o miche jackson e o rei e o maior. viva om king of pop
25/06/2009 rip, michael!
Postar um comentário