12 de janeiro de 2009

Livros e música dizem muito sobre você

Li no Vida de Frila, do Mau, umas perguntinhas sobre que tipo de literatura marcou sua vida. Seguem as minhas respostas. Comentários seguem depois.

1. Livro que marcou sua infância: A Volta ao Mundo em 180 Dias (Jules Verne)
2. Livro que marcou sua adolescência: Histórias de Cronópios e de Famas (Julio Cortázar)
3. Autor que mais admira: Cortázar
4. Autor contemporâneo: Cortázar
5. Leu e não gostou: Diário de um Mago (Paulo Coelho), O Segredo (Rhonda Byrne), um do Lair Ribeiro que já nem lembro o nome. Bem, tem que ler pra conhecer, né? 
6. Lê e relê: Histórias de Cronópios e de Famas. Releio direto, sempre que preciso de um pouco de inspiração para escrever. Funciona.
7. Mania: Não consigo anotar nada num livro. Se tiver que ler algo e ir marcando nas margens ou grifando o que for relevante, tiro xerox da parte que preciso, mas não escrevo nas páginas.

Bem, como dá pra notar, Cortázar é o cara, pra mim. Mas não é bem isso que eu queria comentar. Lendo a lista do Mau, me dei conta de que dá pra fazer o mesmo com músicas. O pessoal lá na empresa estranhava - agora já acostumaram - com o fato de eu perguntar aos candidatos a uma vaga na minha equipe que tipo de música eles curtem. Dá pra se saber um pouco sobre a pessoa sabendo o que ela escuta e o que lê.

Então, a versão musical pop do mesmo questionário:

1. Música que marcou sua infância: Verde Vinho (Roberto Leal). Cantava essa música nas festas da família. Se bobear ainda sei a letra.
2. Música que marcou sua adolescência: Tempo Perdido (Legião Urbana). Era pegar o violão e alguém puxava essa música. Aprendi fácil e toco até que direitinho, então passou a fazer parte do repertório. 
3. Intérprete ou banda que mais admira: The Beatles
4. Intérprete ou banda contemporânea: Foo Fighters
5. Ouviu e não gostou: Osvaldo Montenegro (chato), Kraftwerk (repetitivo), além de sertanejos pop e pagodes em geral
6. Ouve sempre: The Beatles 
7. Mania: Organizar os cds e os discos de vinil em ordem de lançamento, por bandas ou temas. A Luciana odeia. Nunca sabe que a trilha de ET (1982) vem antes de Uma Secretária de Futuro (1988), dentro das trilhas de cinema, que fica logo na frente dos discos dos Beatles. Fácil.

4 comentários:

Maurício Oliveira disse...

Também dá pra fazer com mulheres, Gian! Mulher que marcou sua infância: Matilde Mastrangi (rá, rá, essa eu tirei do fundo do baú).

compoteira disse...

oi querido!

te inclui na minha compoteira tambem.

tudo bem contigo?
de noticias.
beijo

Paula Carina de Araújo disse...

Oi Gian, essa sua mania de organizar cds e discos de vinil mostra um pouquinho do seu lado bibliotecário...hahaha. Adorei!

Bjs querido!

Paula Carina de Araújo disse...

Outra coisa...concordo quando você diz que livros e músicas dizem muito sobre quem nós somos! Lembro perfeitamente dessa perguntinha entrevista, seguida dos risos da Leila e da Janes...