14 de maio de 2009

Talento para cozinha

Minha mãe encontrou uma preciosidade no meio das receitas dela. Um prato criado pelo meu pai, meu irmão e eu. Chama-se excabexeiro. Vou confessar que, apesar da minha boa memória de longo termo, não recordo se o sabor é bom ou não. Transcrevo a receita e deixo a conclusão para vocês.

Excabexeiro

Ingredientes:

  • Ovos
  • Pão ralado
  • Banana moida
  • Catchup
  • Maçã ralada

Bata os ovos e depois rale o pão e a maçã esmague a banana (tudo junto menos os ovos) e bote o catchup e depois junte tudo mecha (sic) bem e frite em fogo baixo por 7 minutos e enfeite o prato com pedaços de maçã e pronto.

O papel com a receita, amarelado pelo tempo, foi datilografado numa Olivetti Letera 32, mexicana, verde-clara, que meus pais têm até hoje. Eu tinha 12 anos quando transcrevi a gororoba que fazíamos nos finais de semana à noite. Giuliano tinha 7 anos. Meu velho, que está aqui ao meu lado, acrescentou: “Algumas vezes, vocês ainda faziam eu colocar umas colheradas de Nescau”. Para completar, minha mãe dá um depoimento: “Eu comia e ainda tinha de dizer que era bom”.

6 comentários:

Unknown disse...

Oi! Essa eu tb não lembro. E olha que comida era o meu forte...
Acho que vcs esconderam de mim essa riqueza gastronômica.

Anônimo disse...

Nossa! Ja tinha quase esquecido deste prato, mas também não lembro do gosto. Talvez experimente aqui em casa...

Nano disse...

O anônimo sou eu!

Paulo Henrique disse...

Ainda bem que não me serviram isso nas vezes em que dormi lá :))

compoteira disse...

eca!
e os efeitos colaterais?
rs

beijo

DomBakargy disse...

Mr. Proença, sei que nadatem a ver com este post, mas, vc poderia compartinhar comigo uma cópia do seu Catálogo de Peças - Puma GTE-GTS 1970 a 1975? XD Ficaria muito agradecido! Abraço! leobakargymorais@hotmail.com Ah, parabéns pelo blog! poucas pessoas tem tão longa vida!