11 de maio de 2009

Nunca vi a Lua com esses olhos

O presente meu e da Lu para meu pai no Natal passado foi um telescópio astronômico que comprei em Beijing. Mas o seu João só foi por as mãos no presente recentemente, quando as compras vieram da China pelas mãos do meu cunhado que morava lá, no mês passado.

Porém, só hoje é que conseguimos descobrir direito como funciona o equipamento. Olhamos a Lua. Impressionante olhar bem de perto uma bela lua cheia. As crateras, todas bem visíveis, as manchas na superfície do satélite. Muito legal.

O plano para amanhã à noite é procurar um lugar escuro e tranquilo para montar o telescópio e olhar as estrelas. Com a menor lente – que amplia menos – a Lua enche o visor do telescópio. Com a maior ampliação, se vê apenas uma cratera, das menores. É muito legal mesmo. Só tenho um arrependimento: não ter trazido um desses para mim.

4 comentários:

Cléia Schmitz disse...

Ah, teu pai te empresta! Bjão

Maurício Oliveira disse...

Legal que deu certo! A lua é tão fascinante, entre outras razões, por ser a única coisa ao alcance dos nossos olhos que continua exatamente como era, cratera por cratera, desde os tempos em que o Homo sapiens surgiu. Nada aconteceu com ela - nem um meteorizinho - desde então.

Maurício Oliveira disse...

Meteorozinho, claro.

Marcelo Santos disse...

Da próxima vez, experimente observar a lua na fase minguante ou crescente. Na lua cheia, ela fica muito brilhante e atrapalha um pouco a observação. Aponte o telescópio para a região onde começa a sombra e você vai notar muita coisa legal. Veja o site http://emsintoniacomalua.blogspot.com/2007/05/observao-da-lua.html. Abraço e boa observação.
Marcelo