13 de janeiro de 2010

Uma tarde no museu

Na verdade, foram duas: anteontem, no American Museum of Natural History, e hoje, no Metropolitan Museum of Art. No museu de história natural, foi nossa segunda visita. Apenas para terminar de er algumas coisas que deixamos de fora na primeira vez. Muito legal os meteoritos, a baleia gigante no meio da sala que trata da vida nos oceanos e o melhor de tudo: dinossauros. Caramba, os bichos eram grandes mesmo.

Foi legal também ler as descrições das teorias dos caras lá em 1920, quando começaram a descobrir os ossos de dinossauros que agora estão expostos. Lembro de uma em que o cientista decrevia o momento, durante um almoço, em que um colega dizia ter descoberto ovos de dinossauro. Até então se discutia se dinossauros eram répteis, pássaros, mamíferos. E o cara vai lá e descobre ovos de dinossauro. Muito legal ler sobre esses momentos da ciência, da descoberta do conhecimento pela humanidade. Uma coisa que parece tão óbvia e corriqueira para nós, em algum momento, alguém teve que teorizar, buscar hipóteses, provas, confirmar suas idéias. Demais mesmo.

A outra tarde, no Met, foi curta. Vamos ter que voltar. Se não nessa visita a NYC, em outra – alguém duvida que ficamos com vontade de voltar, sem nem sequer ter ido embora ainda? Ficamos mais de uma hora apenas na ala de artefatos egípcios. Tumbas reconstruídas dentro do museu, múmias, sarcófagos, vasos, estátuas, paredes cobertas de hieróglifos.  The works.

O prédio do Met é enorme. Numa praça com estátuas, tem até a fachada inteira de um edifício antigo da Wall Street, demolido nos anos 1920. Só deu pra ver bem duas exposições: Egito antigo e armas e armaduras. As duas muito legais. Se der tempo, voltamos lá.

IMG_7830

Luciana na frente dos ossos de um tiranossauro rex. Ele só passou a ser montado assim, com a espinha dorsal paralela ao solo de uns tempos para cá, dentro das novas teorias sobre o bicho. Antes, era montado mais em pé, como a gente vê nos filmes.

IMG_0415

Portal do Templo de Dendur. Dá pra ter uma idéia do tamanho do negócio. Agora imaginem o tamanho do museu!

2 comentários:

Anônimo disse...

AI QUE INVEJAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
A mucréia tinha que tirar uma foto na frente do T-rex só pra me atormentar!!!!
A tua foto Gian na frente do portal está demais.
Se eu for a NY algum dia terei que reservar 3 dias só para o Museu Egípcio...

ieda disse...

Oi Luciana E FAMILIA
Eu e o Sergio estmos aqui viajando nas imagens e nos comentários.
Espero em breve estar ai, conto com as dicas de voces.
Aproveitem o máximo e bom retorno.
Dia 18 iremos para o Chile.
Beijos,
Ieda