7 de fevereiro de 2008

Tem que ouvir: Led Zeppelin IV

Folder Tá bom, tá bom... Há controvérsias sobre o melhor disco do Led Zeppelin. Tem gente que gosta mais do Led II. Quem curte performances ao vivo, vai dizer que é o The Song Remains The Same. Pois pra mim é o Led IV, que muita gente identifica como "o do velho". Ontem saí para pedalar e toquei esse disco no telefone. Perfeito! Começa com o maior gás, com Black Dog e Rock And Roll. Exatamente como eu pedalando: começo mandando ver, ultrapassando todo mundo até entrar num astral mais Stairway to Heaven. O disco casa perfeitamente com a pedalada.

Tá, mas não é isso que faz dele um "tem que ouvir". São as canções geniais e que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida. Stairway to Heaven, claro, é o carro-chefe. Se o cara já sentou numa rodinha de violão, ouviu pelo menos a introdução. Eu ouvi milhares de vezes, quando era garoto.

Troquei esse disco por um do Kiss com um vizinho, lá por 1983, 1984. Passei tardes e tardes sentado em frente ao aparelho de som, tocando o comecinho de Stairway to Heaven à exaustão, tentando tirar de ouvido. Era uma época anterior às tablaturas na internet. O resultado é que todo mundo dessa época toca Stairway to Heaven de um jeito diferente. A minha, obviamente, é a mais fiel. Na real, qualquer dia eu ensino o Jimmy Page a tocá-la. Reza a lenda que ele não acerta mais o solo.

Além do hino dos violeiros, o disco tem Rock And Roll, que começa com a bateria mais endemonhada que existe. Uma bateção violenta no chimbal, meio aberto. Coisa de espantar os pais, mesmo. E uma guitarra irada pra caramba. Antes disso, o riff fantástico de Black Dog. Não tem como não se esmerar no air guitar ouvindo essas duas canções.

Mas não é só em escores conhecidos que o disco se sustenta. Going to California, a penúltima faixa, é a música mais bonita do Led, empatada com Tangerine. E depois vem outra grande canção: When the Levee Breaks. Esse é o set do álbum:

  1. Black Dog (Page/Plant/Jones)
  2. Rock and Roll (Page/Plant/Jones/Bonham)
  3. The Battle Of Evermore (Page/Plant)
  4. Stairway to Heaven (Page/Plant)
  5. Misty Mountain Hop (Page/Plant/Jones)
  6. Four Sticks (Page/Plant)
  7. Going To California (Page/Plant)
  8. When The Levee Breaks (Page/Plant/Jones/Bonham/Memphis Minnie)

Uma coisa interessante desse álbum de 1971 (mesmo ano do meu nascimento, por sinal) é que o disco não tem nome. Nos catálogos da Atlantic, as menções são para Quatro Símbolos (a capa mostra quatro ícones meio esotéricos), o Quarto Álbum ou ainda ZoSo (também por causa dos símbolos estranhos).

Para baixar é aquele esquema: tendo um cliente torrent instalado no computador, clique no link abaixo e mande abrir o arquivo.

Led_Zeppelin_IV

[Ouvindo: Misty Mountain Hop - Led Zeppelin - Led Zeppelin IV]

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade o Led foi e é a maior banda de todos os tempos. Conheço tudo sobre eles!!!!! Mais maravilhoso e eterno que eles foi entregar a minha vida totalmente ao Sr. Jesus Cristo. Esse é fiel . . . e eterno. Jesus te ama . . .