13 de dezembro de 2007

Idiotia latino-americana

Estou lendo e recomendo A volta do idiota (Odisséia Editorial, 240 p.), de Plinio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Montaner e Álvaro Vargas Llosa. É uma visita à idiotia latino-americana dez anos depois do primeiro livro do trio - Manual do perfeito idiota latino-americano.

Desta vez, os três "quase liberais" se debruçam sobre os anacrônicos líderes de esquerda que comandam nações abaixo do trópico de câncer. Claro que a estrela do livro é o comandante Chavez, que divide com Castro a simpatia dos saudosistas de esquerda no continente. Sobra também para Morales, claro.

O interessante é observar que os autores chegam a quase simpatizar com outros esquerdistas no poder, como Michelle Bachelet, Alan García, Tabaré Vázquez e, quem diria, Lula.

Essa turma, classificada como de esquerda por liberais mais ferrenhos e conservadores de direita, são uns sociais-democratas disfarçados. Mais ou menos como a China, que é uma economia de mercado com o mínimo de regulação estatal disfarçada de nação socialista.

Mas isso não invalida o livro, que é escrito com ironia e bom humor. Para quem quer pensar um pouco, mas não muito.

Um comentário:

Cícero disse...

Legal...
agora voltasse a blogar...
sempre que dáum tempinho, to dando uma lida!!!
a gnt conversa!!!