31 de janeiro de 2007

Rato de ferro-velho

Quem acompanha esse bloguinho há algum tempo já sabe que estou restaurando um Puma GTE 1976. Desde que comecei a fazê-lo, virei rato de ferro-velho. Sábado passado, estive na meca dos pumeiros. O lugar que 10 entre 10 "pumeiros" indicam para buscar peças usadas originais. Ilhota. Sim, Ilhota, a 13 quilômetros da BR-101, seguindo pela SC-470 rumo Oeste a partir de Itajaí.

Lá, há o ferro-velho do Sérgio, com pelo menos 10 carcaças de Pumas GTE, GTS, GTB e até um ocasional AM. Infelizmente, não havia nada que me servisse. Quer dizer, até havia, mas nada que o Sérgio pudesse me vender, já que ele também está restaurando um Puma semelhante ao meu, modelo "tubarão".

Sigo, portanto, na procura de sinaleiras traseiras (as mesmas da Variant e do TL), de quadros de porta, de console e painel, entre outros pequenos detalhes. Carros antigos são assim: sempre falta um detalhe.

Por isso passei a viajar olhando as margens das estradas, procurando por carcaças infestadas de ferrugem, por aglomerados de lata ao lado de casebres sem pintura. Aprendi a ver beleza nesses lugares. Em Araranguá, por exemplo, vi num ferro-velho um Gurgel X-12, perfeitamente recuperável. Com um pouco de dinheiro e paciência, claro. Em Balneário Camboriú, há um Maverick GT com algumas peças originais. O próprio Sérgio de Ilhota tinha um Aero Willys com a lata ainda inteira. Se tivesse dinheiro, comprava todos.

Assim, amigos, se nas suas andanças virem algum ferro-velho meio escondido, com uma carcaça de carro nacional antigo (Variant, TL, Zé do Caixão, Karmann-Ghia, Interlagos...) me avisem. Como recompensa, uma volta de Puma. Depois de pronto, é claro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gian!!! Sabe que eu tô querendo levar um MINI pro Brasil? Só que é dos antigos. Lí tua aventura com o Puma e quero fazer o mesmo com o MINI. Só quero arruma-lo aqui na Espanha pq acho que sai mais barato. Sorte com seus ferro-velhos!! Beijinhos

Anônimo disse...

Tudo bem Gian, resido em Brasilia e estou a procura de um Chevette tubarão para restaurar. Na internet tem alguns, mais a turma tá pedindo muito dinheiro em um carrinho que ainda não e reliquia! Se em essas suas andanças encontrar algum com docuementãção ok por favor me passa um e-mail. obrigado. flavio@centrus.org.br

Anônimo disse...

Irmão, parabéns pelo Blog, nestas tuas andanças pelos fero velhos , por acaso sabe me indicar onde acho uns pedaços de lata do karmann ghia bolinha?? preciso dos bicos (ponta dos paralamas eas laterais da caixa de estepe, onde vai fixado o suporte do macaco. Um abraço. MRBRAZ66@YAHOO.COM.BR

caiko disse...

Olá, Gian.
Meu nome é Caiko, sou de Blumenau.
Estou procurando justamente por um Gurgel X12... Vi que você já achou alguns por aí. Caso você tenha visto algum ou tenha o contato de quem possa ter um à venda, por favor, entre em contato comigo.
Meu e-mail é caiko@bnu.com.br
Grato pela atenção!