10 de janeiro de 2007

Eu quero dois

Um pra Lu, outro pra mim. Estou falando do iPhone que o Steve Jobs, CEO da Apple, lançou oficialmente ontem. Estive olhando o bichinho no site da empresa e fiquei de queixo caído.

Tem algo inovador na junção de telefone celular com mp3 player e acesso à internet? Não, nada. Sim, tudo. Toda ou quase toda a tecnologia usada no iPhone está em outros aparelhos disponíveis no mercado. Até o meu tijolão da Nokia tem mp3 player, toca vídeos e usa um sistema operacional bastante amigável, com interface gráfica. A Apple, mais uma vez, ganha pontos pelos seus desenvolvedores "pensarem fora da caixa", para usar uma expressão norte-americana e certamente cara a Jobs.

O resultado é um telefone que não tem teclas ou botões, roda o sistema operacional dos Macintosh (OS X), memória de 4 ou 8 gigabytes, câmera de 2 megapixels e conectividade sem fio via wi-fi, bluetooth e EDGE. E, marca registrada da Apple, um design fantástico.

Resta saber se o iPhone conseguirá manter-se sempre atraente num mercado dinâmico como o de telefones celulares de ponta. Um estudo do Yankee Group diz que o ritmo de troca de equipamento nesse nicho específico é de três aparelhos por ano. Se eu tivesse um iPhone certamente ia passar mais de um ano com ele. Quando será que esse brinquedinho chega no Brasil?

[Ouvindo: Life On Mars - David Bowie - Best Of David Bowie 1969-1974]

2 comentários:

Megui disse...

Pois então, os amigos que são todos "geeks" só falam disso e do Wii. O iPhone vai ser lançado aqui em junho e vai custar de 500 a 600 dólares e como você mesmo disse, o mercado de telefonia é bem mais competitivo.
É a velha expressão: não tem mais o que inventar.
Mas como sou fã de carteirinha da Apple, fico feliz que a empresa esteja ampliando seus mercados. O iPod deslanchou a companhia e hoje todo mundo tem esse aparelhinho. Aqui em casa não entra Windows.

Anônimo disse...

Ix, garoto, nem fala. Nem fui atrás de tanta informação sobre pq dá bastante cocerinha. Ainda mais pq estou à caça de um smartphone há um tempinho - só estou vendo o melhor custo benefício e principalmente aquele que não precise ficar refém das operadoras - preferencialmente tendo acesso a wireless. Com esta característica, não tem meia dúzia no mercado. Wireless significa acesso a internet de graça, sem GPRS, que significa VoIP, Skype, etc, etc! Enfim... Abração!