1 de dezembro de 2010

Gostosa no seco

Depois da velejada deste último domingo, dia 28, o Gostosa vai ficar um tempo no seco. Saímos, Giorgia e eu, lá pelas 14 horas, para enfrentar uma bela mas difícil velejada. O mar estava muito picado, por conta do vento que vinha de Leste-Nordeste com velocidade razoável. Durante a velejada, a peça de inox que fixa a cruzeta de boreste no mastro rompeu. Não houve maiores problemas, nada de mastro vergar ou quebrar, mas ainda assim, vai exigir um reparo.

A velejada foi emocionante, como vocês podem ver pelos vídeos abaixo. Mas também foi difícil, com uma das escotas da buja se soltando da vela. A Giorgia assumiu o leme e eu refiz o nó da escota com a vela panejando e o barco a toda. Ainda bem que a proeira tinha experiência.

Pelos dados do meu GPS, percorremos 20,3 km em 2h43min, a uma velocidade média de 7,5 km/h e máxima de 14 km/h. A rota percorrida é a que está no mapa abaixo.


Visualizar Velejada 28 Nov 2010 em um mapa maior

Velejada de 28 de novembro de 2010–Baía Norte–Fpolis–Parte 1
Velejada de 28 de novembro de 2010–Baía Norte–Fpolis–Parte 2

2 comentários:

Rogério Magrão disse...

Massa! Que pena essa "zica" toda, mas a velejada foi show mesmo. Os vídeos ficaram muito legais.
Abs,

marcosvela disse...

Velejada espetacular!
Sugiro que voce faça uma forra de riso na grande. Fis uma forra em meu antigo Daysailer e sempre fiquei tranquilo com relação a um aumento do vento. Quando o vento passava dos 15/18 nós, rizava a grande e sossegadamente voltava a ter o barco na mão.

Abraço