22 de março de 2008

"You underestimate the power of the dark side"

Dia 16 Lu e eu estivemos em São Paulo visitando a Exposição Star Wars Brasil, uma mostra de memorabilia dos seis filmes da série Guerra nas Estrelas. Obviamente, é coisa pra quem curte. É o nosso caso.

Entre as peças, havia a nave que Luke Skywalker usou para chegar ao planeta pantanoso em que conheceu o mestre Jedi Yoda. Impressionante como é fuleira. Toda mal ajambrada. Mas quando peguei a câmera para fazer uma foto e olhei no visor digital: o bagulho foi feito para aparecer bem nas câmeras, não ao vivo. Ao vivo é um monte de compensado, isopor, uns pedaços de engrenagens de motor. Na foto, é uma nave espacial rebelde.

Era a primeira peça da exposição e com "olhos de câmera" eu visitei o resto da mostra, no Porão das Artes do Ibirapuera. Maquetes, manequins com os trajes originais, bonecos de alienígenas, wookies e ewoks, modelos em escala e alguns em tamanho real. Tudo muito legal. Mas o que mais gostei foram os bonecos do R2D2 e do C3PO, junto com os storyboards originais de algumas cenas da série. Especialmente um da batalha entre Luke e Darth Vader, em O Império Contra-Ataca. Nas descrições das cenas, fala-se em "Laser Sword" (espada laser) e não em "Light Saber" (sabre de luz), como ficaram conhecidas as armas Jedi ao longo de toda a série.

Outro detalhe legal é o desenho original do C3PO, que lembrava muito mais o robô de Metrópolis, de Fritz Lang. A concepção original de R2D2 (ou Artoo, como estava referido em um dos storyboards) já ficou mais próxima da versão que todos conhecemos das telas.

[Ouvindo: Walkabout - Red Hot Chili Peppers - One Hot Minute]

Nenhum comentário: