29 de março de 2011

Sincronizando Outlook e Android

Desde que comprei meu Motorola Milestone, venho brigando com a sincronização entre Android e Outlook. Nos primeiros dias, consegui, pesquisando na internet, uma solução que pareceu definitiva. Instalei um programinha chamado Kigoo no meu PC e ele passou a exibir os contatos e calendário do Gmail (que são os mesmos do Android) dentro do Outlook.

O problema é que o tal aplicativo não se entendeu muito bem com o meu Outlook versão 2007 em inglês com Language Pack de português brasileiro. Mensagens de alguns destinatários não abriam mais, travando e reiniciando o Outlook. Eu não conseguia nem acessar as mensagens que eu mesmo enviava. Ao clicar em qualquer email na pasta “Itens Enviados”, o programa travava e reiniciava.

Estava convivendo com o problema, até que o software começou a não querer mais ler mensagens relacionadas ao trabalho. Aí, me vi obrigado a resolver. A primeira coisa que fiz foi restaurar o Outlook e remover o Kigoo. Deu certo e tudo voltou a funcionar. Mas eu estava às voltas novamente com o problema da sincronização Outlook-Gmail.

Experimentei algumas ferramentas (GO Contact Sync Mod, um projeto open source de um cara do próprio Google, e Google Calendar Sync, essa uma ferrramenta do próprio Google e que funciona perfeitamente). Mas o GO Contact dava erro na importação, apagava emails, fazia uma bagunça. O Google Calendar Sync foi ótimo, mas só sincronizava a agenda, não resolvia o problema dos contatos.

Mudei meu modo de pensar o problema e tentei sincronizar o telefone direto com o Outlook, sem passar pelo Gmail. Baixei um programa chamado Android Manager WiFi, mas não deu muito certo também. O sistema sincronizava bem os números de telefone, mas deixava a desejar nas outras informações – fotos, notas, email.

Aí, cruzei com o MyPhoneExplorer, de uma empresa de desenvolvimento austríaca. Aparentemente, eles fizeram o programa para uso com telefones Sony-Ericsson, mas funciona em qualquer outro Android. Pelo menos com meu Milestone rodando Android 2.1, funcionou.

Ele conecta via Wi-Fi, Bluetooth ou USB e sincroniza dados, agenda e contatos direto com o telefone, sem passar pelo Gmail. Claro que depois o telefone atualiza no Gmail, então você não perde o backup dos dados na nuvem. Já estou usando o programa há mais de uma semana, sem qualquer bug ou problema.

Há um único incoveniente que vou tentar resolver mais pra frente: ele tira todos os espaços entre os números de telefone. Então, se você tinha na agenda um telefone gravado como sendo 55 5555 5555, ele transforma em 5555555555. Fica meio ruim de ler. Mas pelo que pude entender, o software reconhece a chamada forma canônica de grafar números telefônicos, que é +cod. pais(DDD)prefixo-número. Estou mudando gradualmente meus contatos para essa notação.

15 comentários:

Paulo Henrique disse...

olha só o que o Giovani Cani, catarinense gene fina que mora em Toronto e trabalha com IT, disse sobre o Android em um Samsung:

Paulo there are many reasons why we don't like, first one is Bell. Quite often the phone can't receive calls or even make calls for unknown reasons. Then before calling bell support I am trying to update the software on the phone. That is m...y biggest frustration. While on the iPhone you just plug the cable and let the magic happens- without loosing data. On the stupid android I need to download a third party app called Kies from samsung which is terrible, slow and after 3 hours yesterday I found out that doesn't work. the bottom line is: buying this phone we are dealing with 3 different companies: bell the crappy phone provider, samsung which doesnt understand about phones and google which owns the OS and pretty much has to rely on the hardware for their apps to work. Arrrrggggh$/@/@;-$!!!"

Giancarlo Proença disse...

Esse problema de integração é o calcanhar de Aquiles do Android. Cabe aos fabricantes do hardware assegurarem-se de que tudo vai funcionar bem. Alguns são mais responsáveis, outros não. Nunca tive um Samsung para poder dizer algo a respeito, mas o meu Motorola tem funcionado muito bem.
Eu não vejo porque atualizar o software do telefone. O meu veio com Android 2.1 e foi desenvolvido para esse OS. Se eu colocar o Android 3.0 (que ainda não está numa versão estável), provavelmente vai dar problema. Sei não, mas é meio como botar motor de Opala em Chevette. Se tá tudo funcionando bem, pra que mexer?
O iPhone não tem esse problema da atualização de OS porque a Apple fabrica o sistema e o hardware. As atualizações são sempre testadas nos hardwares a que se destinam.
Não tenho nenhum aparelho da Apple na minha casa ou escritório. Pelo que paguei no meu Motorola Milestone, pela Vivo, daria tranquilo para pegar um iPhone, mas eu preferi o Android. Isso porque o iPhone tem uma série de problemas que as pessoas aprendem a conviver. A última versão derubava as ligações se você pegasse o telefone de determinado jeito. O anterior não era multitarefa, coisa que até o meu HTC Touch com Windows Mobile era.
Além disso, depois do tempo em que convivi com os Apples do Jornal O Estado, acho que garrei nojo da marca. Sem contar que aqui, o povo idolatra a Apple como se fosse a empresa mais genial do mundo e o Steve Jobs fosse um Deus da inovação. Caceta, tudo o que tem nos aparelhos da Apple é um belo design. Inovação tecnológica de verdade, muito pouca. Já existia tablet antes do iPad, já existia smartphone antes do iPhone, já havia sistema operacional gráfico antes do Macintosh (as pessoas riem quando eu chamo os computadores da Apple de Macintosh). Na real, o Steve Jobs é um ladrão safado. Tão safado quanto o Bill Gates.

Paulo Henrique disse...

não tenho conhecimento nem experiência pra discutir isso :)
só quis te dar um exemplo de alguém que vive de desenvolver aplicativos pra essas geringonças.
abs

Anônimo disse...

Grande Gian!
Então, exatamente hoje eu comecei a usar o Android (motorola Defy) e, procurando soluções para o mesmo problema, acabei encontrando o teu blog por acaso.
Mas eu achei uma aplicação bastante interessante (e free): o My Phone Explorer. você pode escolher o que sincronizar. Acabei de instalar, e já sincronizei o que precisava. Até o momento, estou satisfeito com a aplicação.
Abração!

Anônimo disse...

Ah, o link para baixar o My Phone Explorer é http://www.fjsoft.at/en/downloads.php

Valeu!

Giancarlo Proença disse...

Pô, Marquito, pelo jeito não leu o post, né? É justamente do MyPhoneExplorer que eu falo como solução. Os outros foram só pepino. O único porém do MPE é que ele retira os espaços, parênteses e hífens da notação do número do telefone, o que acaba dificultando um pouco a leitura. Mas isso é um problema menor.

Anônimo disse...

É, deu curto-circuito aqui... rsrsrsrsrs
Realmente, com o MPE os espaços dos números de telefone foram "para o espaço", mas o problema da sincronização em si foi resolvido.

Anônimo disse...

Muito bom o tópico, mas fica uma pergunta: Eu sou obrigado a expor meus contatos na web? Ou seja na nuvem? Pois acabo de adquirir um Motorola Defy, mas o softweare não sincroniza direto com Microsoft Outlook, pois eu estava utilizando o Samsung galaxy s que sincronizada numa boa.

Andrea disse...

Esou me sentindo uma total idiota (talvez eu seja), porém, instalei o App no meu Galaxay Tab, liguei o USB, o PC reconheceu e tudo mais...

O Galaxy não responde... ele esta a "aguardando ligação". E tb não acusa nenhuma das 3 possíveis (USB, Wi-fi ou Bluetoth).

Meu PC não tem Wi-fi nem Bluetooth, mas isso não seria empecilho pois estou conectada através do USB.

Já desinstalei e instalei novamente o MyPhoneExplorer assim como testei outras portas do USB.

O que mais eu posso fazer? Será que nada disso é compatível ao Galaxy Tab??

Poderia me ajudar? Pois pelo o que andei pesquisando, este é mesmo o melhor app para sincronizar Outlook e Android.

Obrigada desde já!
E lmbrando, sou mesmo meio lerda com algumas tecnologias, por isso, peço um pouco de paciência comigo! rsrs

Zeki disse...

ola, também andei pesquisando um programa para sincronizar o outlook com o sistema android de um galaxy s2.
uma solução era o "android-sync", porem somente depois de instalado, quando fui sincronizar dizia que era a versao free, e so podia sincronizar 20 contatos (a versão paga custa U$$20).
Procurei novamente outro programa, e encontrei em diversos blog (inclusive nesse) a dica sobre o programa MyPhoneExplorer, que consegui sincronizar em instantes e sem nenhum bug, inclusive manteve os espaços entre os numeros de telefone que nosso amigo citou acima.
abraços

Beto Machado disse...

Olá pessoal, boa tarde... Olha só, Em novembro/2011 adquiri um Galaxy S II, e, no mesmo dia, instelei o My Phone Explorer. Com ele, consegui sincronizar TODOS os meus contatos e agenda SEM QUALQUER PROBLEMA. Porém, semana passada, inventei de atualizar o meu Outlook para o 2010. A partir daí, não consegui fazer mais nenhuma sincronização... Alguém já passou por isso, ou conhece uma forma de ajustar o MPE??? Obrigado...

Elton Oliveira disse...

LG PC suite IV funcionou perfeitamente, o instalador está na pasta LGPCSuiteIV do cartão SD

Elton Oliveira disse...

para completar meu comentário anterior, é claro que o LG PC Suite só funciona em modelos da LG como o P698 dual

mas a questão principal é que quase todas as empresas fornecem uma suite, mesmo que o aparelho não venha com o cd o software pode estar no cartão ou no site.

Olivares Rocha disse...

Preciso de uma ajuda urgente mas meu problema é com um GSII e o My Phone explorer:
Tenho vários backups feitos por este programa, e de repente meu smart deu pau. Apagou contatos. Sincronizava com 2 pcs e os contatos sumiram nos dois! Fui fazer restauração de backup por este programa (que todos dizem se o melhor) mas não funfa. De 862 contatos, só restaurou 300, ou 200, em várias tentativas, menos que os contatos que preciso. Preciso urgente destes contatos de trabalho, mas não estão retornando. Já formatei o aparelho duzentas vezes, reinstalei o Kies, o MPE, em 3 computadores, mas a restrição de restauro de contatos permanece...Socorro!!!
Olivares@oi.com.br

Hugo Faria disse...

Eu ainda há pouco descobri um programinha de graça que permite sincronizar contactos, calendários e tarefas de Gmail Outlook. Se chama EVO Collaborator for Outlook, tem funcionado muito bem comigo, aconselho a dar uma olhada aqui para saber como instalar:
http://contatoecalendariodeoutlook.blogspot.pt/2015/02/sicronizar-contactos-e-calendario-gmail.html

Boa Sorte!