25 de março de 2011

Ferrugem comendo solta

Final de semana passado, estive numa exposição de carros customizados em Balneário Camboriú e fiquei impressionado com algo que parece ser uma nova moda entre o pessoal que “tuna” carros. Chama-se Rat Rod e consiste em manter – e até aumentar – a ferrugem na lataria de um carro antigo, deixando o veículo com uma aparência de desleixo.

Logo na entrada da exposição, havia uma Kombi com os bancos cobertos por tapetes de crochê e lataria toda enferrujada. Estranhei, mas só caiu a ficha de que o lance era proposital quando vi uma station wagon Chevrolet dos anos 1960 no mesmo estado. Aí não resisti e passei a mão na lataria. Estava envernizada. Ou seja: os caras estimulam o aparecimento da ferrugem e depois envernizam o carro para manter a aparência daquele jeito.

Sei que é moda e tem gosto pra tudo, mas dá uma pena ver um carro antigo sem restauração. É mais ou menos a mesma coisa que esses caras que compram um antigo e metem motor moderno, mudam sinaleiras, bancos, trocam painel, descaracterizam tudo.

Felizmente os puminhas são feitos de fibra de vidro. Nada de ferrugem, então. Ninguém vai pegar um Puma em bom estado e lixar para deixar enferrujado. Não tem como. Mas isso não impediu que um Karmann-Ghia – outro dos meus carros preferidos – sofresse na mão de um customizador chegado ao modismo.

2011-03-20_11-17-54_629_Balneário Camboriú

Um comentário:

Jorge disse...

Tem gosto pra tudo. A mi no me gusta...