24 de novembro de 2009

O último visto

Notícia fresquinha dada pela dona Berna agora há pouco: o visto do meu irmão saiu. Ou seja, estamos com tudo acertado pra um Natal em família em Nova Iorque. Quer dizer, ainda tem muito o que planejar e arrumar, mas o essencial tá feito: passagens compradas, apartamento alugado, vistos na mão. O resto é resto. Até dinheiro não é problema: qualquer coisa, taca no cartão e paga na volta, hehehe.

21 de novembro de 2009

Viagem: planejando os gastos

OK, vamos abrir o jogo: para planejar uma viagem, você tem que dedicar um bom tempo antes da partida. É preciso montar um roteiro, decidir o que você quer fazer no seu destino, quando vai e levantar informações a respeito.

Dessa vez, temos cinco (ou seriam seis?) guias de Nova Iorque aqui em casa. Já lemos alguns, Lu e eu, e devemos ter todos os pontos de interesse mapeados em breve. Com isso em mãos, você vai para a internet descobrir quanto custa cada passeio. Nesse ponto, não dá pra tomar atalhos, tem que anotar tudo. Se você pensar “Ah, são só cinco dólares”, seu planejamento vai para as cucuias. Cinco dólares ali, cinco lá, logo viram 100 dólares. E 100 dólares são quase 180 pilas. Você sente falta de 180 pilas na carteira, não sente?

O próximo passo, agora que você já sabe o que quer fazer e quanto custa cada uma dessas coisas, é colocar tudo numa planilha. Eu uso o Excel mesmo, mas dá pra usar organizadores financeiros, uma folha de papel e até mesmo um guardanapo e um lápis dão conta do recado. Eu divido minha planilha em grupos de despesas: transporte da viagem em si, alimentação, passeios, estada, transporte local e compras.

Prefiro fazer assim porque há despesas de tipo diferente. Ao definir um valor para alimentação, por exemplo, você vai multiplicar pelo número de dias da viagem e também pela quantidade de pessoas. Já compras, é um item que não exige multiplicação alguma: definiu que vai comprar um Playstation e que custa 400 dólares, tasca lá e pronto.

O transporte local também é fácil de planejar. No caso de NYC, basta entrar no site da MTA NYC Transit e pegar os valores de metrô, ônibus e trem. Calcule um valor para táxis, que você usa no caso de necessidade e tá feito o seu planejamento de transporte.

Os passeios podem tomar mais tempo. Um show, um concerto, um jogo da NBA, tudo isso pode ser precificado, mas você vai ter que pesquisar bastante. E em alguns casos, para garantir o preço, comprar adiantado. Museus, exposições, parques e atividades afins também devem estar na planilha.

A estada é um componente dos mais importantes. Dessa vez, em NYC, já vamos sair daqui com a estada praticamente paga, porque estamos alugando apartamento em Manhattan por um mês. Mas isso terá que fazer parte da planilha.

Com os valores todos planilhados, vai chegar a hora de decidir quanto levar em dólares, quanto e o que você vai pagar no cartão e quanto levar em travellers checks. Quando fomos à China e Europa, no ano passado, a composição era mais complicada, porque tivemos que decidir quanto levar em euros, quanto em dólares e quanto em travellers de cada moeda. Deu perfeitamente. Aliás, sobraram alguns euros que vou converter em dólar agora para levar nas férias deste ano.

19 de novembro de 2009

Tudo azul

Ufa, foi tudo bem com a cirurgia da Berna. Aguardamos a biópsia para ter certeza, mas a médica crê que fosse benigno. Ela tá se recuperando bem. Valeu pelo povo que perguntou por ela e que desejou que tudo desse certo. E deu mesmo. Brigado!

17 de novembro de 2009

Preocupado

Eu sei que ficar preocupado não adianta nada. Ou se faz algo, ou se tira o que preocupa da cabeça. Mas não consigo evitar.

Minha mãe faz uma cirugia hoje. Coisa simples, cisto no ovário, coisa que a cirurgiã dela faz com uma mão nas costas. Mas ainda assim, me preocupo. Muito mais por estar a centenas de quilômetros de distância dela do que qualquer coisa.

Estou passando boa parte da semana em Brasília, a trabalho, e justo no dia em que ela vai ser operada, estou longe. Ainda bem que meu pai e a Lu estão por perto para atender a dona Berna. Me vendo nessa situação, entendo melhor a posição do meu irmão, que deve se mudar de Viena para vir morar mais perto dos nossos pais.

15 de novembro de 2009

Tá ficando com jeito de carro

Ontem estive na Armação dando uma olhada no andamento da restauração do Puma. O chassi e assoalho ficaram muito bons. O carro parece novo. Ainda sem a carroceria em cima, ficou parecendo um carro que tá saindo da linha de montagem agora.

Ainda vai um bom tempo e vai ser complicado me ausentar por um mês, justo na fase mais final do processo. Mas vou confiar no Fausto e no Felipe e seu trabalho. Até agora, não têm me decepcionado em termos de qualidade.

IMG_7138 IMG_7136

13 de novembro de 2009

Fazendo os planos

Hoje paguei metade do aluguel do apartamento em que vamos ficar em New York de 20 de dezembro a 17 de janeiro. Foi uma graninha, mas certamente vai ser bem mais em conta do que ficar em hotel. Até porque não vamos só nos dois. Meus pais vão conosco daqui do Brasil – apenas voltam um pouco antes – e meu irmão vem da Áustria para nos encontrar. Será, portanto, um Natal e um Ano Novo em família, só que num lugar diferente.

A partir desse final de semana é que a Lu e eu vamos nos dedicar mais aos planos da viagem. E quando digo dedicar, não estou brincando. Quando viajamos, programamos tudo com antecedência, calculamos cada despesa e fazemos as reservas financeiras direitinho. Tanto que em 2008, depois de passar 32 dias pela China e Europa, voltamos para casa com dinheiro. Que nem trocamos e vamos usar nessa viagem agora. Planejamento pode não ser tudo, mas é muito.