21 de novembro de 2009

Viagem: planejando os gastos

OK, vamos abrir o jogo: para planejar uma viagem, você tem que dedicar um bom tempo antes da partida. É preciso montar um roteiro, decidir o que você quer fazer no seu destino, quando vai e levantar informações a respeito.

Dessa vez, temos cinco (ou seriam seis?) guias de Nova Iorque aqui em casa. Já lemos alguns, Lu e eu, e devemos ter todos os pontos de interesse mapeados em breve. Com isso em mãos, você vai para a internet descobrir quanto custa cada passeio. Nesse ponto, não dá pra tomar atalhos, tem que anotar tudo. Se você pensar “Ah, são só cinco dólares”, seu planejamento vai para as cucuias. Cinco dólares ali, cinco lá, logo viram 100 dólares. E 100 dólares são quase 180 pilas. Você sente falta de 180 pilas na carteira, não sente?

O próximo passo, agora que você já sabe o que quer fazer e quanto custa cada uma dessas coisas, é colocar tudo numa planilha. Eu uso o Excel mesmo, mas dá pra usar organizadores financeiros, uma folha de papel e até mesmo um guardanapo e um lápis dão conta do recado. Eu divido minha planilha em grupos de despesas: transporte da viagem em si, alimentação, passeios, estada, transporte local e compras.

Prefiro fazer assim porque há despesas de tipo diferente. Ao definir um valor para alimentação, por exemplo, você vai multiplicar pelo número de dias da viagem e também pela quantidade de pessoas. Já compras, é um item que não exige multiplicação alguma: definiu que vai comprar um Playstation e que custa 400 dólares, tasca lá e pronto.

O transporte local também é fácil de planejar. No caso de NYC, basta entrar no site da MTA NYC Transit e pegar os valores de metrô, ônibus e trem. Calcule um valor para táxis, que você usa no caso de necessidade e tá feito o seu planejamento de transporte.

Os passeios podem tomar mais tempo. Um show, um concerto, um jogo da NBA, tudo isso pode ser precificado, mas você vai ter que pesquisar bastante. E em alguns casos, para garantir o preço, comprar adiantado. Museus, exposições, parques e atividades afins também devem estar na planilha.

A estada é um componente dos mais importantes. Dessa vez, em NYC, já vamos sair daqui com a estada praticamente paga, porque estamos alugando apartamento em Manhattan por um mês. Mas isso terá que fazer parte da planilha.

Com os valores todos planilhados, vai chegar a hora de decidir quanto levar em dólares, quanto e o que você vai pagar no cartão e quanto levar em travellers checks. Quando fomos à China e Europa, no ano passado, a composição era mais complicada, porque tivemos que decidir quanto levar em euros, quanto em dólares e quanto em travellers de cada moeda. Deu perfeitamente. Aliás, sobraram alguns euros que vou converter em dólar agora para levar nas férias deste ano.

3 comentários:

Dauro Veras disse...

Boas férias pra vocês! Confesso que nem sempre faço uma organização tão minuciosa como a sua, mas sem dúvida ela ajuda a poupar uma grana. Na andança de 3 meses que fiz com a Laura pela Europa, adiantamos a compra do passe de trem, o que já garantiu boa economia. Nossa meta era US$ 60/dia o casal. Eu tinha um caderno com uma planilha que preenchia todo dia, com as seguintes informações em 3 colunas (sem desmembrar por item): 1.Valor gasto no dia; 2. Valor restante; 3. Média de gasto diário. Assim, todos os dias tínhamos informação sobre o custo da localidade - pra saber se iríamos alongar ou não a estada ali, o que facilitava a decisão por mudanças súbitas (o que chamo de "bom improviso"). E sabíamos que ajustes deveriam ser feitos no orçamento nos dias seguintes, pra ver a média voltar aos US$ 60/dia. Tudo isso sem stress, com uma simples continha feita à noite, antes de dormir. Boa viagem!

Megui disse...

Nossa, eu sou meio organizada mas você é praticamente um alemão. Aliás, faz tempo que não planejo viagem. Acho que sou parente do Benjamin Button pois eu planejava mais as coisas nos 20 do que agora. Gosto cada vez mais de uma surpresa, uma mudança de rumo.

Nano disse...

Vou ver se planejo tao certinho quanto vcs.
Beijos