11 de junho de 2008

Até aqui!

O chinês é uma língua para lá de complicada. Comunicar-se com um chinês é tarefa bem dfícil para quem não fala a língua. Para terem uma idéia, até o jeito de contar os números nos dedos é diferente do nosso. Eles usam uma mão só, inclusive para os números maiores de seis.

No trem, indo de Luoyang para Xi'An, tentei comprar uma água, mas não consegui. Até usei a palavra chinesa para água, shui, mas não deu. O cara me indicou a caldeira que tem em cada vagão, com água fervendo para eles fazerem chá e noodles. Não houve jeito de eu explicar que eu queria água gelada. Até porque eles não usam isso. O humor do chinês do trem era do tipo "não me enche, gringo chato, e vai pra tua cabine". Não fez o menor esforço para me entender. Fomos dormir com sede. Paciência.

Pois ontem, aqui em Praga, na frente do hostel/pensão em que estamos, vi uns pêssegos lindos numa barraquinha da estação de metrô e resolvi comprar. Peguei meia dúzia de pêssegos e mais uns dez morangos. Coloquei nos saquinhos como o resto do povo estava fazendo e fui pra fila pagar.

Não é que atendente e provavelmente dona da barraquinha era oriental! Na hora em que a mulher pegou minhas coisas, começou a falar em tcheco, acho que reclamando de algo que eu fiz. Aí apontou para os pêssegos, para os morangos e o colocou os dois com força na frente da balança. Pelo que entendi, tinha feito algo fora do padrão local. Talvez tenha um mínimo para venda, não sei. Tentei me comunicar com ela, abri a carteira, tentei dar dinheiro, pensando que talvez ela estivesse dizendo o preço em tcheco. Nada. Ela, brava, tirou os pêssegos e morangos da minha frente e me mandou embora. Sonhei com frutas essa noite.

3 comentários:

Cícero disse...

Viajar pra um país assim, deve ser legal... mas tambem existe essa possibilidade né... ficar com sede, e so na vontade de comer algo...
engraçado... o pior é nem poder se explicar...
Bom Passeio.

Paula Carina disse...

Então ficou só na vontade de comer pêssegos...imagino a sua decepção!
Espero que estejam aproveitando a viagem!
Abraço

Anônimo disse...

Dude F**** hilarious!!!!!
Queria ser uma mosca pra ver a tua cara.