3 de março de 2010

Linux salvou meu computador

No último sábado, meu notebook Lenovo U110 resolveu não ligar mais. Só aparecia uma mensagem dizendo que o registro estava corrompido e não entrava o Windows. Segunda-feira cedo eu parti para Brasília. Precisava dos arquivos que estavam dentro do computador, então trouxe ele comigo. Logo que cheguei, busquei a assistência da Lenovo. Me encaminharam para a linha da IBM. E na IBM, deram o número da Lenovo. Foi o suficiente para desistir e buscar uma alternativa eu mesmo.

Depois de trabalhar o dia inteiro, tentei resgatar os arquivos na máquina usando um cd do Ubuntu, uma distribuição bem amigável do Linux. Consegui fazer isso na terça-feira à tarde, com a ajuda dos colegas do nosso escritório de Brasília, especialmente o Malaquias e o Adisson. Ufa!

Já que teria que instalar tudo de novo, já resolvi partir para o Windows 7, que espalham por aí que é mais rápido que o Vista. Comprei o DVD do Win7 e instalei. É nele que digito esse post. Tá funcionando, mas ainda tem muita coisa o que fazer. Nem tudo foi recuperado no backup, mas não perdi tudo. Ainda bem. Mas fica a lição: fazer backups mais seguidos e sempre manter o sistema atualizado e redondo.

Nenhum comentário: