8 de março de 2009

Decepção total

Depois de contar os dias para a estréia de Watchmen nos cinemas, veio o desapontamento. Zack Snyder fez caca com um dos argumentos mais legais de todos os tempos. Assisti sexta com a Lu e voltamos decepcionados. Ela nem tanto, mas eu muito. Desde que li Watchmen - em 12 episódios emprestados do Pedro Valente ou do Giuliano Ventura, não lembro bem - que imagino como ficaria essa maravilha dos quadrinhos no cinema.

Anos mais tarde, quando comprei uma bela edição importada - Absolute Watchmen - li pensando em como o texto se sairia bem nas telas. Imaginei uma série de tevê, em película e muito bem realizada. Quando soube que Snyder estava cozinhando um filme baseado nos quadrinhos, me empolguei. O cara já tinha mostrado seu valor em adaptar a graphic novel de Frank Miller sobre a Batalha de Termópilas, 300 (em português, 300 de Esparta). O resultado de 300 ficou excelente e botei fé em Watchmen.

Tanto que fui assistir na estréia. Cinema não muito cheio, um monte de nerds e geeks na sessão e muita empolgação de minha parte. Ruim o filme não é. Tem uma boa trilha, é bem fotografado, os efeitos fazem jus aos desenhos de Dave Gibbons, a Silk Spectre é um arraso de mulher... Mas nada chega ao pé dos quadrinhos. Exceto pela beleza da atriz que faz a Silk Spectre.

Mas os demais atores são fracos. Ozymandias é fraquíssimo. Trata-se de um cara importante pra caramba na história e o papel não coube no ator. O melhrozinho é o cara que interpreta Rorschach. Enfim, se você não for fã dos quadrinhos de Moore, não vale a pena ver. Por outro lado, se nunca leu Watchmen, talvez goste do filme. As expectativas não estarão tão altas quanto estavam as minhas.

2 comentários:

Fernando Palermo disse...

Grande Gian.
É bem isso que a tua última frase declarou: o problema são as expectativas. São elas que fazem a gente gostar menos de muitas coisas que deveríamos aproveitar mais. Abraço.

Bonassoli disse...

Velho, o cara que fez o Rorscharch era o Rorscharch!! Impressionou a "parecença".

De fato, os demais atores são fraquíssimos. Uma pena! Valeria ter investido em gente de mais alto calibre. E concordo, a Silk Spectre ficou avassaladoramente arrasadora. Mas o filme, em si, achei excelente. Satisfez minhas expectativas em termos de efeitos especiais e a adaptação. Claro, incluir as sequências do navio pirata seria "impossível", mas achei uma versão muito justa à original.

Já tô agoniado para rever o filme.