11 de setembro de 2008

Me atolei

A Lu e eu pegamos pesado essa noite e vamos dormir levemente endividados. A Saraiva está com uma promoção de aniversário no site, dando descontos em diversos itens, frete grátis e permitindo pagamento em até 12 vezes no cartão. Aproveitamos para dar uma atualizada na biblioteca.

Infelizmente, Lost Girls ou Supremo, do Alan Moore não estavam na lista das promoções. Ainda assim, deu pra escolher alguns títulos:

1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer
Shultz, Patricia
Sextante / Gmt

Comer Bem - Edição Revista e Ampliada
Dona Benta
NACIONAL

Dim Sum
Tuttle
TUTTLE PUBLISHING

Easy Bread Machine Baking
Holmes, Shirley Ann
R P J Remainders

Larousse do Vinho
Larousse Brasil
Larousse Brasil

[Ouvindo: Death At One's Elbow - The Smiths - Strangeways, Here We Come]

9 de setembro de 2008

Puma na lista de espera

Tá difícil. Vocês se recordam que o restaurador de Pumas aqui de Floripa, o João do Puma, tinha quebrado o pé antes de eu viajar para a China? Pois é. Quando voltei, pronto para deixar o carro com ele para fazer a restauração completa de fibra e interior, descobri que o coitado tinha sofrido um infarto. Dureza, hein?

Duas semana depois de ele ter infartado, fui fazer uma visita ao João. Ele não vai mais trabalhar em restaurações e fiquei sem ninguém para fazer o trabalho no meu Tubarãozinho 76. Se alguém souber de um bom restaurador de antigos que trabalhe com fibra, por favor me dê um toque.

[Ouvindo: El amor es algo tan incierto - Loquillo y Trogloditas - Tiempos Asesinos]

Cinco anos

Dia 6, sábado passado, a Lu e eu fizemos cinco anos de casados. Um momento bem gostoso. Reavivados pelas férias recentes, estamos nos curtindo muito. Pena que não tenhamos mais tempo um para o outro e para fazer os coisas que gostamos de fazer juntos. Tenho viajado com certa freqüência e nesse período de campanha a Lu trabalha mais do que o usual.

Tivemos nossos altos e baixos nestes cinco anos de casados e 18 de vida juntos. Mas passamos galhardamente por todos. Não podia querer uma companheira melhor.

[Ouvindo: Treinta y tantos - Loquillo y Trogloditas - Tiempos Asesinos]

5 de setembro de 2008

O Processinho (com a licença de Franz K.)

Alguém devia ter difamado Ana P., pois certa manhã, sem que tivesse feito qualquer mal, recebeu a notícia de que seu salário seria descontado em 1%. A notícia veio com o aviso de que pouco poderia ser feito. Era preciso buscar a Repartição para evitar o desconto.

Ana P. não compreendeu na hora as implicações do desconto. Não conhecia a Repartição e não estava familiarizada com os processos, embora fosse letrada e versada, mulher vivida e de perspicácia acima da média.

Ana P. buscou informações, tentou compreender o que todo o processo significava e porque a Repartição tinha que mexer em seu salário. Porque o salário era dela, disso não havia dúvida. Ela trabalhara, ficara com dor nas costas, com a testa marcada por rugas de expressão, perdera compromissos por causa das horas longas no escritório. Merecia o salário. Não 99% dele, mas sua totalidade.

A Repartição, o que havia feito? Os homens de roupa escura, de rostos pesados e semblante raivoso, haviam trabalhado como ela? Ou haviam passado seus dias dedicando-se a tarefas fúteis, a combater batalhas inúteis, a discursas às paredes? Era para isso que queriam 1% de Ana P. Não só de seu salário, mas de seu tempo, Um centésimo da sua vida naquele mês.

Foi com esses pensamentos que a Sra. P. se dirigiu naquele dia à Repartição.

- Bom dia, gostaria de protocolar uma carta solicitando que não seja efetuado o desconto de 1% sobre meu salário.

- Não trabalhamos desta forma - respondeu o homem atrás da mesa.

- É muito simples: tenho aqui duas cópias da minha solicitação. O senhor assina uma, dizendo que recebeu a carta, e fica com a outra cópia, para que não esqueça de não descontar o valor.

- Não assino nada.

- Esse é um padrão usual no recebimento de documentos importantes - retrucou Ana P., que sabia dos meandros da burocracia e das Repartições. Ela havia, um dia, sido uma burocrata.

- Não posso assinar. Não assinamos para ninguém.

- Mas vocês assinaram o recebimento da carta de meus amigos que estiveram aqui ontem.

- Não assinamos, não. E além disso, o seu pedido para que eu assine significa que a senhora não confia em mim. E aqui, nós confiamos nos trabalhadores.

Neste momento, é bom explicar. A Repartição servia, ou deveria servir, para defender os trabalhadores como Ana P. Seu propósito era negociar percentuais, benefícios, vantagens, para que Ana P. e seus colegas fossem felizes e trabalhassem com tranquilidade. Mas nem a Sra. P. nem seus colegas acreditavam que isso acontecesse. As batalhas da Repartição não eram as batalhas deles. Os burocratas lutavam contra forças míticas, como a Alca e a globalização. Desafiavam deuses, como GWBush e FHC. Ana P. e seus colegas queriam coisas simples, como horas-extras, bancos de horas e direito a um plano de saúde. Com psicanalista, claro.

- Você está me chamando de mentiroso - complementou o homem raivoso da Repartição.

- Em momento algum eu disse isso! - alterou-se Ana P. - Tudo o que quero é que você assine a minha carta.~

- Não posso assinar. Não vou assinar.

Por horas, dias e semanas a discussão prosseguiu. Ana P. não soube se havia sido descontada em seu salário. Não viu a sua folha de pagamento, porque estava envolvida em leis e tábuas e mandamentos que pudessem corroborar sua necessidade de que assinassem a carta. Mandava faxes, recebia documentos, lia-os avidamente. Até que foi desanimando e deixou-se entregar como seu parceiro de processo do outro lado do oceano, Joseph K. Quando Ana P. desistiu, no mesmo momento "as mãos de um dos senhores seguraram a garganta de K. enquanto o outro lhe enterrava profundamente no coração a faca e depois a revolvia ali duas vezes".