30 de outubro de 2010

Velejada na sexta-feira

Não foi por falta de tentativas anteriores que só nesta sexta, dia 29, consegui velejar num dia de semana. Desde que voltei a atuar como consultor, venho tentando pegar uma sexta à tarde com dia bonito para botar o Gostosa no mar. Coincidiu que meu camarada e proeiro de longa data Carlito está trocando de emprego e resolveu ficar uns dias entregue ao dolce far niente. Era o parceiro que estava faltando.

Saímos para o mar à tarde, em torno de 14h30min. Meio na coragem, porque um pouco de gasolina velha entupiu o motor. Levamos ele mesmo assim, mas não chegamos a usar. O pessoal da marina nos deu um reboque até uns metros da costa, só para livrar das marisqueiras e dos barcos apoitados. Subimos vela com facilidade e zarpamos para uma bela velejada. Até na chegada, consegui manobrar o barco até a entrada da marina apenas no vento.

O vento estava forte, de Nordeste, entre 10 e 12 nós com rajadas acima dos 15 nós. Bastante para um Day Sailer e dois caras que pesam pouco mais que 70 quilos. Andamos boa parte do tempo com o barco afundado na água, muito adernado e praticamente todo de lado. Ainda bem que o leme é comprido, ou teria perdido o controle por alguns momentos. Bem, melhor vocês verem o videozinho que montei com as imagens que fizemos na sexta.


Update: Mancada minha colocar uma trilha com direito autoral. Usei Loss of Control, do Van Halen, e editei o vídeo para o ritmo da música. Mas o YouTube já pegou a minha “pirateada” e tirou o áudio do vídeo. Mudei o áudio usando uma música oferecida pelo site, o que vai fazer com que apareçam anúncios no vídeo. Vou ficar atento para numa próxima vez, além de editar o vídeo, criar minha própria trilha.

19 de outubro de 2010

Trocando de telefone

Tenho um HTC Touch rodando Windows Mobile há mais ou menos três anos. É um excelente telefone e vem atendendo minhas necessidades muito bem. Só tem um porém: não é 3G, o que deixa o acesso à internet muito lento.

Por conta disso, comprei um telefone novo, com um plano de dados legal, pela Vivo. É um Motorola Milestone, que nos EUA é vendido como Droid, pela Verizon (só que na versão CDMA). Hoje chegou o brinquedo e já comecei a fuçar embora a TIM e a Vivo não tenham feito a portabilidade do meu número.

Meu primeiro obstáculo foi ao descobrir – na real eu já sabia que enfrentaria esse problema – que o Android, o sistema operacional do Motorola, não sincroniza e-mail, contatos, agenda e tarefas com o Outlook. E eu venho usando o Outlook desde, bem, desde sempre. Mais de mil contatos cadastrados, com foto, endereços, biografias breves, dados de aniversário, hobbies. Um banco de dados bem completo.

Comecei a quebrar a cabeça para sincronizar o Outlook com o Gmail. Não rola de maneira simples. Teria que criar um arquivo CSV com os contatos exportados e importar no Gmail. As fotos, por exemplo, iriam para a cucuia.

Até que tive uma idéia: e se eu sincronizar o HTC com o Gmail e depois o Motorola? Fiz uma busca rápida na internet e achei uma página do Google que explica como proceder no Windows Mobile. Deu tudo certo e os dois telefones já estão com a mesma informação. Só as tarefas e as notas do Outlook é que ficaram de fora. Mas é pouca coisa e dá pra fazer na mão mesmo. Agora é só aguardar a portabilidade.